Em menos de uma semana, o Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou, além do Jacaré-de-Papo-Amarelo, em Saturnino Braga, na Baixada Campista, mais três animais silvestres: uma Coruja Suindara e dois gambás. A coruja apareceu no banheiro de uma residência no Flamboyant. No mesmo bairro, também foi resgatado um gambá e o outro foi encontrado no Jardim Carioca. Os gambás são os animais silvestres mais resgatados pelo GAM no município. Todos estavam em boas condições e foram soltos em Área de Preservação Permanente (APP).
O GAM vem sendo acionado pela população, garantindo que os resgates sejam realizados em segurança, preservando a integridade física dos animais e devolvendo-os para o seu habitat natural. O Grupamento resgata os animais em condições normais de saúde e não fica com nenhum deles. Os locais das solturas não são divulgados para a proteção dos próprios animais, para que não sejam presas fáceis para caçadores.
Para acionar o GAM para o resgate de animais ou denúncias, as pessoas podem ligar para o Disque 153.
Coruja Suindara – Também conhecida como coruja-de-igreja, coruja-das-torres, coruja-católica e rasga-mortalha, a suindara costuma residir em forros, sótãos, barracões, celeiros e torres de igreja. O nome suindara vem do tupi e significa “o que não come”. O animal, muito comum no Brasil, se alimenta de pequenos mamíferos, anfíbios, répteis e aves.
Fonte: Ascom


