O presidente da Câmara Municipal de Campos, o vereador Marquinho Bacellar, participou na manhã desta quarta-feira, 19, da implantação do Programa Patrulha Rural – Protetores do Campo na sede do 8º BPM em Campos.
O objetivo do novo programa é reforçar a segurança no meio rural através de uma rede de proteção integrando os batalhões que atendem as áreas do interior do estado do Rio de Janeiro, grandes e pequenos proprietários rurais e a população local. Além de coibir furtos e outras atividades ilícitas no campo, as equipes da Patrulha Rural atuarão também em ocorrências relacionadas a violência doméstica, homicídios, entre outras. Em um primeiro momento, quatro viaturas estarão prestando serviços.
O presidente da Câmara comentou sobre a importância do programa para os produtores rurais e moradores das áreas mais afastadas da cidade. “É uma iniciativa que vai beneficiar muito a população que vive na zona rural de Campos, levando mais segurança para essas regiões e ajudando a combater a criminalidade. O Programa Patrulha Rural vem para mostrar o olhar sensível e de grande importância que o governador Cláudio Castro tem pela nossa região”, afirmou o presidente da Câmara.
Com base no conceito de polícia de proximidade, o programa Patrulha Rural foi criado a partir da necessidade de reforçar a segurança no meio rural, onde o setor de agronegócio vem registrando casos crescentes de furtos de animais e equipamentos utilizados no processo produtivo, criando um clima de insegurança entre os produtores e impactando a economia local.
A região Norte Fluminense foi escolhida como projeto-piloto do novo programa por registrar o maior número de furtos no interior de propriedades rurais, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP). Durante o ano passado, a região Norte e Noroeste do estado, sob responsabilidade do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA) registrou 53,44% das ocorrências de furtos no interior de propriedades rurais.