Após a etapa de recursos, o Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última semana, o resultado final da Classificação Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A iniciativa visa reconhecer as boas práticas das gestões estaduais, municipais e distritais em prol da alfabetização das crianças brasileiras. A cerimônia de entrega do selo acontecerá em Brasília nesta quarta-feira, 11 de dezembro, com a presença dos articuladores estaduais que receberão o emblema como reconhecimento pelo trabalho realizado.
Diversas cidades da região Norte e Noroeste Fluminense, apesar de melhor quadro financeiro que Campos, tiveram índices piores e não obtiveram o Selo. Além de valorizar os esforços da gestão pública comprometida com a alfabetização, o Selo tem o objetivo de reduzir as desigualdades e disseminar as boas práticas em território nacional. Estados e municípios de todo o Brasil puderam participar do processo avaliativo, que reconhece os entes públicos em três categorias: ouro, prata e bronze.
Políticas públicas como a formação de educadores e a elaboração de materiais didáticos complementares, alinhados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, foram critérios observados para a concessão do Selo, que é pré-requisito para a participação em um Prêmio Nacional, a ser realizado pelo MEC em 2025.
A secretária da Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, comemorou o resultado obtido e enalteceu o empenho dos profissionais da Educação pela conquista.
“Esse é o selo nacional que o Governo Federal instaurou a partir de 2024, pelas boas práticas que as Secretarias de Educação fazem para melhorar o seu desempenho em alfabetização. Além de ser uma grande conquista e uma demonstração de todas as nossas preocupações e alternativas de solução buscadas para melhorar o desempenho junto aos nossos alunos da alfabetização e do letramento de primeiro e segundo ano, ele reforça, principalmente, a ideia de que esse é um caminho que o município tomou, haja vista toda tabela de resultados apresentados, cuja região Norte só teve duas representações: Campos e Quissamã”, explicou Tânia.
Ela acrescentou que os servidores da rede municipal de ensino estão muito honrados com a conquista. “Por sermos o maior município, com maior complexidade, maior número de dificuldades e de unidades escolares, mais de seis mil alunos entre primeiro e segundo anos, é para nós um grande orgulho ter toda essa possibilidade de ver um reconhecimento do grande esforço e trabalho da secretaria e também dos nossos profissionais da educação nas escolas. Professores, pedagogos, professores de suporte pedagógico, professores de laboratórios de tecnologias digitais, diretores, inspetores de alunos, vice-diretores e todos os demais membros das escolas têm um papel muito importante para que a gente consiga superar os baixos índices de alfabetização na idade certa e conseguirmos, a cada ano que passa, superar as metas estabelecidas pelo Governo Federal para o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, disse a secretária.
Confira aqui a lista das cidades do Estado do RJ.