Isabella Silveira Moore, de 13 anos, aluna do oitavo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dr. Newton Alves, de Atafona, foi eleita pelo segundo ano consecutivo a prefeita mirim de São João da Barra durante evento realizado na tarde desta quinta-feira, 5, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São João da Barra (Sispusba). O projeto é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e visa mobilizar os alunos para temas relevantes que envolvem a comunidade escolar e a sociedade.
A vice-prefeita mirim eleita foi Kamilly dos Santos Lima Nascimento, 14 anos, aluna do oitavo ano do ensino fundamental na Escola Municipal Elysio de Magalhães, de Barcelos. O prêmio para as vencedoras será uma posse simbólica em data ainda a ser agendada, quando vão passar um dia com a prefeita Carla Caputi, acompanhando a rotina do governo. Elas também vão representar os alunos em eventos da Semed ao longo do ano letivo de 2025.
A todo 115 alunos do 6º, 7º e 8º anos das escolas municipais escreveram redações abordando o tema do Projeto Prefeito Mirim deste ano: “A cultura de paz no ambiente escolar – ações que promovam uma relação de respeito e inclusão”, envolvendo 42 professores de Língua Portuguesa da rede municipal. Uma equipe da Semed selecionou os melhores textos e 26 alunos subiram ao palco do Sisbuspa nesta quinta-feira para defenderem oralmente os textos produzidos por eles.
A comissão julgadora formada pela coordenadora pedagógica de Educação Especial e Inclusiva da Semed, Franci Nogueira, pela professora de Filosofia do Projeto de Práticas Integrativas, Patrícia de Azevedo Dias, e pela coordenadora de Projetos e Estatística da Semed, Charlene Rangel, avaliou as apresentações dos alunos com base nos seguintes critérios: comportamento perante a uma plateia, capacidade de desenvolver a exposição oral seguindo uma progressão lógica e ideias bem organizadas, a forma como introduz o tema e o encerramento da apresentação, considerando a síntese de ideias e a proposta para a reflexão.
“O concurso Prefeito Mirim é muito mais que um concurso de redação. Por meio dele, além de desenvolver a escrita e a oralidade, os alunos aprendem a falar em público, lidando com a timidez e superando desafios emocionais”, definiu a coordenadora pedagógica de Língua Portuguesa da Semed, Camila Borges, organizadora do projeto.
A prefeita mirim 2014 festejou a reeleição. “É uma conquista ter sido eleita novamente, porque foi muito esforço e dedicação para eu estar aqui hoje”, disse Isabella. “Todo o meu esforço e dedicação valeu a pena e com isso quero fazer a diferença”, afirmou Kamilly, a vice-prefeita mirim 2024”.
“Ver o envolvimento dos nossos alunos na produção de conteúdos que reflitam sobre o papel de todos nós na construção de uma sociedade melhor é sempre muito gratificante. Falar de respeito e inclusão, do presente e do futuro que queremos, como é a proposta do Projeto Prefeito Mirim, é fundamental no ambiente escolar e fazemos questão de promover cotidianamente nas escolas o diálogo sobre a importância da empatia e do amor ao próximo”, afirmou a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.
Fonte: Ascom SJB