
Esta é a segunda matéria de destaque sobre os avanços na Educação, focada na qualidade da merenda servida nas escolas. O que era apenas “hora do recreio” se tornou um dos momentos mais aguardados, graças aos cardápios coloridos, nutritivos e saborosos. A merenda da rede municipal de São Francisco de Itabapoana é elaborada de forma criteriosa, seguindo o rigor do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e contando com a dedicação da equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT).
A satisfação com a qualidade é sentida diretamente nas mesas dos refeitórios. O aluno do 5º ano, Leonardo Chagas, de 10 anos, não poupou elogios:“Todos os dias a comida é muito boa. Eu fico ansioso para saber o que vamos comer no almoço. Sempre torço para ser arroz com frango, que é o meu preferido,” contou o estudante.
Diariamente, são servidas cerca de 25 mil refeições — quatro nas creches e três nas escolas. A nutricionista responsável técnica da SMECT, Juliana Barreto Nunes Cardoso, explica que a chave é a qualidade dos insumos: “Os cardápios são planejados com base em alimentos in natura ou minimamente processados, atendendo às necessidades nutricionais, respeitando a cultura alimentar e valorizando a diversificação agrícola da região,” detalha Juliana.
O Secretário de Educação, Gustavo Terra, reforça que a merenda escolar é um compromisso de saúde e cuidado com os alunos. “Oferecemos alimentos variados e de qualidade, incentivando hábitos saudáveis desde a infância. A merenda escolar é um direito do aluno e um compromisso do município com a educação e o futuro de nossas crianças,” afirma o secretário.
Reforma – Além da merenda de qualidade, os alunos da rede municipal também puderam estudar com mais conforto e segurança. A SMECT realizou uma reforma em seis unidades escolares: Escola Macarino Rosa de Moraes, Volta Redonda; Creche Escola Marly Linhares de Menezes, em Gargaú; Creche Escola Jalily Pinheiro Acruche, Centro; Creche Floresta; Escola Júlio Pereira, Bom Jardim, e Escola Modelo Municipal Herval Luiz dos Santos. Nas demais unidades foram realizadas manutenção, reparos e capina regularmente.
Na próxima reportagem vamos abordar a avaliação diagnóstica no Ensino Fundamental.



