Um homem foi preso em flagrante por roubar uma bicicleta na tarde de quinta-feira (11), em Vila Velha, na Grande Vitória. Ele foi detido e levado a pé até a delegacia por um morador, já que a polícia não foi até o local do roubo.
Roberto França é líder comunitário e contou que andou 450 metros com Diego Alves de Figueiredo Barbosa, o suspeito de cometer o crime, do local onde ocorreu o assalto até o Departamento Judiciário (DPJ) da cidade após ligar diversas vezes para a polícia. Ele foi atendido, mas nenhum policial apareceu.
Segundo a Secretaria de Justiça (Sejus) Diego, de 33 anos, tem dois registros de entrada e saída no sistema prisional no mesmo dia, após audiência de custódia por furto.
O líder comunitário contou que viu o roubo na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro, e ajudou a correr e render o criminoso junto com outros moradores.
“Nós ficamos com medo porque não sabia se ele estava armado. Mas quando ele caiu, a blusa dele levantou e nós já sabíamos ali que ele não estava armado. Eu segurei ele pelo pescoço, imobilizei a mão dele para trás e fui até o DPJ com ele”, comentou Roberto.
A vítima é uma cozinheira e relatou para a Polícia Civil que tinha estacionado a bicicleta na porta de uma loja quando Diego furtou a bike e saiu em disparada pedalando.
A mulher então gritou pedindo ajuda. Roberto conseguiu segurar Diego com outros moradores e disse que ligou várias vezes para a PM e para a Guarda Municipal, foi atendido, mas ninguém apareceu.
“Nós já estávamos esperando ali certamente a uns 30 minutos. E como nós sabemos no dia de hoje se a gente demorasse mais um pouquinho a população ia querer fazer justiça com as próprias mãos. Então para não deixar que ele fosse ferido, ou outras pessoas, ou até acontecer o pior, eu tive essa inciativa própria de pegar e levar ele no DPJ. A Polícia Militar naquele momento não tinha prestado apoio. A guarda só chegou assim que nós chegamos do DPJ”, afirmou o líder comunitário.
Diego foi autuado em flagrante por furto e foi levado para o presídio. Na entrada da delegacia, o homem ainda tentou fugir, segundo o morador.
“Ele demonstrou uma reação e aí eu fui e imobilizei ele. Dei uma rasteira e ele já caiu no pátio do DPJ e aí o policial deu suporte, algemou ele e colocou ele como detido. Se eu não estivesse lá naquele momento e tivesse dado o apoio, ele teria fugido”, disse Roberto.
A Polícia Militar informou que atua no bairro diariamente com patrulhamento preventivo e planejamento de ações que visam prevenir os crimes e garantir a segurança dos cidadãos, mas não explicou porque nenhuma viatura foi mandada para o local da ocorrência.
A corporação disse que está sempre à disposição da comunidade para dialogar e buscar alternativas em conjunto para a segurança pública local. A guarda municipal disse que não foi acionada.
A Polícia Civil disse que o suspeito foi levado à Delegacia Regional de Vila Velha e autuado em flagrante por furto. Como não pagou a fiança estipulada pela autoridade policial, foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV).
Fonte: G1