A entrega, feita para 110 moradores — em sua maioria da Ilha dos Mineiros — aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) e contou com a presença da secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes; da prefeita Yara Cinthia; do chefe de Gabinete, Jairo Batista; da secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudineia Rodrigues; e do coordenador da Defesa Civil, José Ricardo Cabral Gomes.
Durante a entrega, a secretária Rosângela Gomes, ressaltou a importância do recurso. “A cada dia mais, estamos vendo esses desastres climáticos acontecendo e famílias perdendo tudo o que conquistaram durante uma vida inteira. Eu passei por isso. Sou de Nova Iguaçu e morava na beira de um rio. Todo ano a minha casa enchia e destruía tudo. Eu sei o que é perder tudo e ter que recomeçar do zero, e por isso sei da importância desse cartão”, disse Rosângela.
A prefeita Yara Cinthia destacou a parceria com o Governo do Estado. “Eu vi a aflição dessas pessoas na enchente de janeiro, pessoas que perderam tudo. Nesse momento mais difícil, tivemos o Governo do Estado como parceiro fundamental, que nos enviou agentes da Defesa Civil, kits de primeiros socorros, kits de higiene, colchonetes. Essa resposta rápida foi fundamental para amenizar o sofrimento das pessoas. Agora, com o Cartão Recomeçar, os moradores vão conseguir ajeitar as suas casas e comprar o que perderam. Espero que todos usem com sabedoria”, afirmou.
A secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano do município, Claudineia Rodrigues, destacou que o Cartão “é um recomeço que ascende a esperança em muitas famílias que perderam as coisas nas enchentes”.
Recomeço – Um dos beneficiados com o Cartão Recomeçar foi o aposentado Ademir da Silva Rangel, de 80 anos, morador na Ilha dos Mineiros. Ele contou que perdeu tudo nas chuvas do início do ano. “Na enchente de janeiro, a água subiu mais de 1 metro dentro de casa e nós perdemos tudo, o sofá, o guarda-roupas. Agora, com esse dinheiro, vou ajeitar algumas coisinhas dentro de casa e comprar um sofá novo. Para a gente, é uma ajuda muito grande, e só posso agradecer”, disse.
Todos os 110 moradores que receberam o Cartão foram identificados pela Defesa Civil durante a enchente em janeiro. Em seguida, eles receberam visitas técnicas de assistentes sociais da SMTDH e tiveram os cadastros enviados para a equipe técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que decidiu quais moradores seriam beneficiados. O Cartão Recomeçar poderá ser utilizado no prazo de seis meses pelos titulares, em estabelecimentos de material de construção, eletrodomésticos na linha branca e móveis.






