Moradores dos bairros Penha e Vila Manhães realizaram uma manifestação na tarde desta terça-feira (8) para denunciar o abandono das obras do programa *Bairro Legal*, em Campos dos Goytacazes. Durante o protesto, eles interditaram uma das vias de acesso ao bairro, atearam fogo em galhos e pneus velhos e cobraram respostas sobre a paralisação dos serviços, que, segundo eles, já dura meses. Equipes da Polícia Militar estiveram no local para acompanhar o ato.
De acordo com os moradores, a interrupção das obras tem gerado diversos transtornos na região, como ruas esburacadas e frequentes alagamentos. As obras nos bairros citados são de responsabilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Campos.
Em nota, a Prefeitura informou que os serviços são executados por meio de contrato estadual com a empresa ACA, vencedora de licitação, mas que teve suas atividades suspensas. Mesmo não sendo uma intervenção direta do município, a gestão municipal anunciou que fará uma visita técnica na próxima quinta-feira (10) para avaliar a situação e buscar alternativas para minimizar os impactos da paralisação.
A administração municipal também esclareceu que a paralisação ocorreu porque o contrato foi rescindido pelo próprio Governo do Estado e não por decisão da empresa para que o projeto fosse readequado, seguindo recomendação do Tribunal de Contas do Estado. O Governo do Estado reforçou que a obra será retomada assim que os ajustes forem concluídos. A empresa responsável já foi notificada para não executar serviços que estejam em desacordo com as recomendações feitas pelo órgão de controle durante vistoria.
Além das obras de drenagem e pavimentação, a concessionária de água que atua no município também realiza intervenções na região.