O programa Morar com Saúde, da Secretaria Municipal de Governo (Segov), que tem como parceiros várias secretarias e repartições públicas, já atendeu cerca de 30 mil pessoas em 16 condomínios desde o início das atividades, em maio de 2022. Os atendimentos incluíram desde consultas médicas até vacinação, com mais de 5 mil pessoas imunizadas. A iniciativa ajudou a aliviar a demanda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e garantiu que muitas crianças recebessem vacinas que estavam atrasadas, segundo destacou Linda Mara Silva, coordenadora do programa.
Ela ressalta que houve uma participação significativa da população, incluindo um aumento no número de homens, em que mais de 100 buscaram vasectomia, um dos métodos do Programa de Planejamento Familiar do Centro de Referência e Tratamento à Mulher (CRTM), que inclui, também, os serviços de implantação de Dispositivo Intrauterino (DIU) e a laqueadura, para mulheres. O Morar com Saúde também vacinou muitos cães e gatos e atendeu a diversas faixas etárias, desde crianças até idosos. A expectativa para 2025 é positiva.
“Esse número expressivo inclui os serviços de clínica médica, vacinação e do IMTT. É um balanço de pouco mais de dois anos e com um retorno da população, que teve uma participação extremamente ativa, desde o início”, disse a coordenadora, acrescentando que, para 2025, a expectativa é a de que novos programas estejam inseridos dentro do Morar com Saúde. “A tendência do Morar com Saúde é crescer cada vez mais”, finalizou.
MORAR COM SAÚDE — O último Morar com Saúde foi no Aldeia 1, no final de agosto de 2024. O programa oferta serviços como os dos setores de tabagismo, DST/Aids e Hepatites Virais e atendimento a crianças com alergias.
Além desses, há atendimento clínico, pediátrico, oftalmológico, psicológico e dentário. Também são oferecidos serviços como assistência farmacêutica; imunização contra a gripe, Covid-19 e do calendário de rotina; cortes de cabelo; cadastramento do Cartão SUS (Sistema Único de Saúde); vacinação antirrábica de cães e gatos; coleta de sangue; orientação sobre planejamento familiar; entre outros benefícios, como o da concessionária Águas do Paraíba, que vem atuando no Morar com Saúde fazendo a correção de vazamentos e renegociação de dívidas, e dos fiscais do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), que instalam placas nos pontos de ônibus, fazem a marcação da faixa de pedestre e confeccionam a carteirinha do passe livre para idosos.