Um motorista foi atingido na cabeça por uma pedrada, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, na noite do último domingo (6), quando ele seguia de carro, com a esposa, pela BR-101. O incidente foi na altura do bairro Jardim Catarina.
José Luís de Almeida, que havia saído de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, e estava a caminho de casa, em Itaboraí, quando um grupo de criminosos arremessou pedras. Uma atingiu a lateral do carro e uma segunda a parte traseira.
“Foi um susto muito grande, porque era a noite e estava escuro. Eu pensei que fosse um tiro. [Após a pedrada,] A minha esposa ficou muito nervosa. Só depois que vimos que era uma pedra que me atingiu dentro do carro. Em seguida, eu segui por uns 2 KMs, parei o carro e tinham umas pessoas fazendo a mesma reclamação. Eu saí com a mão na cabeça, e o PM falou que é constante as pessoas serem atingidas por pedradas”, disse José Luís.
A Polícia Militar foi acionada quando o casal chegou na altura de Guaxindiba, também em São Gonçalo.
“Eu pressenti que iria acontecer alguma coisa, porque eu vi alguns jovens escondidos na mureta, na altura de Jardim Catarina. Logo a frente, outros jogaram as pedras. Eles alvejaram o carro com algumas pedras”, completou a vítima.
De acordo com quem passa pela BR-101 com frequência, é comum bandidos arremessarem pedras nos carros para forçar a parada dos motoristas, e em seguida roubá-los.
“É bastante perigoso. Todo mundo fica receoso de passar aqui na BR, sim, inclusive pela falta de segurança. Sempre na velocidade máxima permitida e procurar não parar o carro”, afirma o segurança Johnson Moraes.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável por patrulhar a via, afirmou que não foi acionada para a ocorrência. A instituição disse ainda que tem ciência do problema na BR-101 e que vai redobrar a atenção na localidade, para coibir esse tipo de ação criminosa.
A Polícia Militar disse que atua em apoio com a PRF, que é responsável pelo patrulhamento.
*Com informações do g1