O motorista flagrado trafegando pela ciclovia Patesko, na Avenida 28 de Março, em Campos, já foi identificado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) do município. O caso ocorreu entre a noite de segunda-feira (15) e a madrugada de terça-feira (16) e ganhou grande repercussão após a circulação de um vídeo nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver o carro passando pela ciclovia, próximo à Cidade da Criança Zilda Arns, e até cruzando com um ciclista que utilizava o espaço. O trecho é um dos mais movimentados da cidade, mas no momento do flagrante havia pouco trânsito tanto na via quanto na ciclovia.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, Rodrigo Ibiapina, afirmou em vídeo que a placa do veículo foi identificada ainda durante a madrugada. Além da infração gravíssima de circular pela ciclovia, outras irregularidades cometidas pelo mesmo condutor foram registradas pelas câmeras do CCO.
“Nós conseguimos, ainda na madrugada, identificar a placa do veículo, que não só cometeu aquela infração gravíssima, que é transitar sobre a ciclovia, como também outras infrações registradas antes e depois desse fato, todas flagradas pelas câmeras de monitoramento. Serão, na verdade, quatro infrações de trânsito aplicadas para essa placa”, destacou Ibiapina.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir em ciclovias é uma infração gravíssima, com multa multiplicada por três. A mesma regra se aplica para circulação em calçadas, passeios, ciclofaixas, acostamentos, canteiros e áreas destinadas ao uso exclusivo de pedestres ou ciclistas.