Uma mulher de 49 anos, identificada pelas iniciais E.T., foi detida pela Guarda Civil Municipal (GCM) após ameaçar pessoas com uma faca dentro do Mercado Municipal, no Centro de Campos dos Goytacazes. O caso aconteceu menos de 24 horas após o lançamento do programa Centro Mais Seguro, anunciado pelo prefeito Frederico Paes na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL/Campos).
Segundo a Guarda Civil Municipal, agentes realizavam patrulhamento na região central dentro da Operação Centro Mais Seguro quando perceberam a mulher em situação de rua ameaçando populares com uma arma branca. A abordagem foi feita pelo guarda Eduardo Teixeira Neto, que conseguiu conter e imobilizar a suspeita, além de apreender a faca utilizada.
“Diante da situação, realizamos a abordagem e conseguimos conter e imobilizar a autora, apreendendo a arma branca utilizada. Durante a apuração inicial dos fatos, constatou-se que a autora teria tentado esfaquear uma servidora responsável pela limpeza dos banheiros do Mercado Municipal. Desde o momento em que foi lançado pelo prefeito Frederico Paes, agentes da Guarda estão na rua atuando em prol da segurança da população”, afirmou o agente.
A funcionária do Mercado Municipal, identificada pelas iniciais E.D., relatou na 134ª Delegacia de Polícia que estava realizando a limpeza dos banheiros quando a mulher entrou no local bastante alterada e passou a ameaçá-la com a faca. Outras pessoas que estavam no mercado também teriam sido intimidadas pela suspeita.
Após a ocorrência, a mulher foi encaminhada por agentes da Guarda Civil Municipal e policiais do Segurança Presente para a 134ª Delegacia de Polícia, no Centro, onde o caso foi registrado.
O programa Centro Mais Seguro reúne ações integradas voltadas para segurança pública, revitalização urbana, monitoramento, desenvolvimento econômico e proteção social na área central da cidade. Entre as primeiras medidas implementadas estão o reforço do efetivo da Guarda Civil Municipal, com 18 agentes atuando na região, patrulhamento 24 horas por dia, utilização de viaturas e motocicletas, além de uma base móvel de apoio funcionando permanentemente.
Durante o lançamento do programa, o prefeito Frederico Paes destacou a importância da recuperação do Centro de Campos, classificando a região como patrimônio histórico, econômico e cultural do município.

