São Francisco de Itabapoana (SFI) esteve presente no 1º Workshop Desastres Naturais e Erosão Costeira na Orla Marítima de Campos dos Goytacazes. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Defesa Civil de Campos, ocorreu na quarta-feira (8), no auditório da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e objetivou debater medidas com especialistas para minimizar os impactos dos desastres naturais nas orlas marítimas da região.
“Classifico de grande importância ter participado do Workshop, já que o avanço do mar em algumas regiões tem sido alvo de preocupação dos gestores municipais, principalmente devido à ocorrência frequente de eventos naturais causando mudanças climáticas e efeitos nos mares, a exemplo do ocorrido recentemente na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Na nossa região, as marés altas e fortes, vêm causando erosão em Guaxindiba e Manguinhos, destruindo parte das estradas. Por isso, a Defesa Civil Municipal monitora todo o litoral de São Francisco”, revelou o tenente José Ricardo, diretor municipal da Defesa Civil de SFI, órgão subordinado à Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep).
Durante o Workshop, houve palestra com o geógrafo marinho Eduardo Bulhões da Universidade Federal Fluminense (UFF) abordando temas ligados à erosão costeira na região e as ações que podem ser implementadas para minimizar o avanço do mar. O evento teve ainda a presença de mais dois representantes de SFI: a engenheira ambiental Raphaela Damiano, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e Denis Coelho, da Defesa Civil Municipal.
Participaram também o secretário de Defesa Civil de Campos, coronel Alcemir Pascoutto, representantes de entidades e órgãos relacionados às questões ambientais, professores e pesquisadores ligados à área, além de secretários e coordenadores da Defesa Civil dos municípios da região.