Uma reunião no início desta semana, na sede da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, definiu os últimos detalhes para a realização da primeira edição deste ano do “Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural no Rio de Janeiro”, que acontecerá em São Francisco de Itabapoana entre os dias 29 e 31 de julho, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 37, Centro, das 10h às 16h.
Participaram da reunião, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Enaldo Barreto; a diretora do Departamento de Ensino, Renata Ramos Machado; as representantes da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), Sâmyla e Roberta e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a chefe da divisão de Desenvolvimento Sustentável, Claudia Videira, e o servidor da divisão de Desenvolvimento Sustentável, Nelson Félix. Também estiveram presentes o secretário de Saúde Fauazi Cherene e a assessora especiald de Gabinete, Ana Paula Carvalho.
A iniciativa vai possibilitar a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN), inscrição e atualização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), emissão e regularização do título de eleitor, emissão da Carteira de Trabalho Digital, certidões de nascimento e de casamento, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), do Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), e o acesso a serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Cláudia Videira explicou que a ação tem foco em famílias assentadas e quilombolas, mas atende também toda a população que desejar participar. “Além dos atendimentos, serão realizadas palestras e orientações sobre temas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), direitos previdenciários dos trabalhadores rurais, emissão de nota fiscal eletrônica para produtores rurais, acesso ao Meu INSS, entre outros serviços”, explicou.
Para o secretário de Agricultura, é uma ação importante porque valoriza comunidades que antes eram esquecidas. “Estamos dando voz e levando serviços essenciais a essas pessoas para que resgatem sua autoestima e sintam-se cuidadas pelo município e demais governos”, disse Enaldo.
O mutirão é promovido pelo Incra/RJ e pela Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário no estado (SFDA/RJ) e vinculado ao Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais. Conta, ainda, com o apoio das prefeituras e de diversas entidades.