Nesta terça-feira (21), segundo dia do mutirão de mamografias que está sendo realizado em um caminhão estacionado na Praça dos Três Poderes, em frente à sede da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, dezenas de mulheres compareceram ao local. No primeiro dia do mutirão, segunda-feira (20), foram realizadas 88 mamografias. O serviço, que está sendo disponibilizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue até esta quarta-feira (22).
A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que sejam feitas 300 mamografias durante os três dias da ação, sendo 100 por dia. Os exames são direcionados às mulheres que já estão cadastradas no sistema de regulação do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) do município e às mulheres que já tenham o encaminhamento para realização do exame. O objetivo é ofertar exames gratuitos de mamografia para mulheres do município dentro da campanha Outubro Rosa, com meta de diminuir a demanda em São Francisco.
A técnica em radiologia Jordana Pascoal, que está realizando os exames no caminhão, destacou a importância da prevenção. “Se as mulheres soubessem como os exames são importantes para prevenir doenças, o número de mamografias realizadas seria muito maior e teríamos menos casos de câncer de mama. É fundamental manter a rotina de exames anual e a cada seis meses”, enfatizou.
A técnica ressaltou ainda que as mulheres não precisam ter medo de fazer a mamografia. “Muitas mulheres têm medo de sentir dor ou acham que vão machucar a mama durante o exame. A tecnologia evoluiu muito, e hoje a mamografia é um exame mais rápido e tranquilo”, informou Jordana, ressaltando que ter carinho é fundamental.
Iniciativa – Para a dona de casa Neilse do Espírito Santo Silva, de 52 anos, moradora na Ilha dos Mineiros, fazer a mamografia é muito importante. “Já fiz esse exame três vezes, e sempre que tiver esse mutirão vou fazer. O câncer é uma doença muito difícil e, se a gente pode descobrir antes através do exame, é importante fazer. Essa iniciativa é muito boa porque nem todo mundo pode pagar”, ressaltou Neilse, contando que ficou sabendo do mutirão através de uma rede social.
Os resultados dos exames realizados durante o mutirão ficarão prontos em 20 dias e serão distribuídos nas unidades de saúde, de onde as mulheres já sairão com as consultas marcadas para ginecologistas. Em caso de alguma alteração, elas serão encaminhadas ao Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac).
O mutirão é uma realização da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana por meio do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região Norte e Noroeste Fluminense (Cisnovo). A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e de agentes da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi).