O nível do Guaíba voltou a subir em Porto Alegre, alcançando 4,32 metros às 7h15 desta segunda-feira (20). Na noite de domingo (19), a medição era de 4,24 metros, às 22h45, de acordo com cálculo da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), no Cais Mauá. O nível permanece 1,32 metro acima da cota de inundação (que é de 3 metros).
Contudo, houve um recuo das águas na última semana. Entre a 0h de domingo a 0h de segunda (20), o rio havia baixado cerca de 26 centímetros.
O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sinaliza que o Guaíba atingiu o nível máximo de 5,25 metros na terça-feira (14). Desde então, o nível está baixando.
Escoamento de água
Bombas de água enviadas pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) começaram a operar neste domingo (19), no bairro Sarandi, Zona Norte de Porto Alegre. O equipamento será utilizado pela prefeitura para acelerar o escoamento de água nas áreas mais atingidas pelas enchentes.
Com o escoamento da água da Capital, os moradores começaram a retornar a suas casas e apartamentos para avaliar os danos e verificar o que pode ser recuperado. Na sexta-feira (17), a redução do nível do lago permitiu a remoção de uma comporta do Centro Histórico, facilitando o escoamento da água acumulada nas ruas. Essa operação possibilitará o acesso a duas casas de bomba, essenciais para drenar a água das áreas urbanas.
Fonte: G1