O delegado Ronaldo Andrade Cavalcante assumirá a titularidade da 146ª Delegacia de Polícia (DP) de Guarus nesta semana, substituindo o delegado Carlos Augusto Guimarães, que será transferido para a 143ª DP, em Itaperuna.
Ronaldo já atuou em Campos, quando esteve à frente da 134ª DP, no Centro, em 2020. Mais recentemente, comandou a 128ª DP, em Rio das Ostras, onde alcançou resultados expressivos. Sob sua gestão, a unidade se destacou pelo alto índice de investigações concluídas e prisões realizadas, conquistando premiações pelo sistema de metas do Estado, como o terceiro lugar no segundo semestre de 2023 e o segundo lugar no primeiro semestre de 2024.
Entre os casos de maior relevância liderados por Ronaldo está a investigação que solucionou o desaparecimento da médica Glaubênia Serpa Pinto, encontrada morta no quintal de sua casa, um crime que teve repercussão nacional e resultou na prisão do autor. Outro marco de sua carreira foi a operação “TOY”, realizada em 2019, que desarticulou uma violenta facção criminosa de Rio das Ostras, com o cumprimento de 38 mandados judiciais em parceria com o Ministério Público.
Ao assumir a delegacia de Guarus, Ronaldo enfrentará o desafio de atuar em uma região com altos índices de criminalidade. O foco será intensificar o combate ao tráfico de drogas e reduzir crimes como roubos e homicídios, que mais afetam a população.
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP/GEO) reforçam o impacto de sua atuação: durante sua carreira, ele contribuiu para a redução de 40,9% nos índices de letalidade violenta, 28,6% nos casos de roubo de veículos e 31,1% nos roubos de rua. Com essa trajetória de resultados, Ronaldo Andrade inicia sua gestão com o objetivo de promover mais segurança para a população de Guarus.