
Quarenta novos guardas civis municipais de São Francisco de Itabapoana foram empossados nesta quinta-feira (12/02). O grupo — que se une ao efetivo de 70 agentes que já atuam na Guarda Civil Municipal (GCM) — já irá integrar o contingente a partir desta quinta-feira (12/02) nas praias do município, em função do período de Carnaval.
A assinatura do Termo de Posse e efetivação do cargo aconteceram na Secretaria Municipal de Administração, na sede da Prefeitura. Todos os 40 guardas passaram pelo Curso de Formação, que teve início em dezembro de 2025 e teve duração de 390 horas, com oito módulos contendo aulas teóricas, práticas e estágio supervisionado. O curso foi concluído na última quarta-feira (11/02).
— A instituição acredita no potencial de cada um. A formação que eles receberam é o alicerce, mas a construção da carreira acontecerá todos os dias, nas escolhas que fizerem, na postura que irão adotar junto à população e aos colegas de farda, nas ruas, eventos e situações em que houver necessidade de atuação da Guarda — disse a comandante da GCM, Roberta Panisset, observando que a farda dos guardas municipais simboliza responsabilidade, coragem e equilíbrio. “Todos serão chamados a agir com firmeza, mas também com sensibilidade, com autoridade com respeito, técnica, mas também com humanidade”.
Sonho realizado – Um dos novos guardas, Carlos Alberto Cárdenas Pêgas, de 42 anos, é biólogo e fez dois concursos, em busca de estabilidade. “Optei pela Guarda Municipal porque sonho em trabalhar na Guarda Ambiental e pretendo fazer cursos para crescer dentro da minha profissão. Hoje, é só o início. Estou muito feliz e ansioso para começar a trabalhar”, disse ele, ao lado da esposa Luísa Santana, de 42 anos, e da filha Esther, de 7 anos.





