
Um café da manhã marcou o retorno do projeto de artesanato no Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), direcionado a pacientes oncológicos. As oficinas serão ministradas toda terça-feira, das 13h às 16h30. Quem desejar participar ainda poderá se inscrever através do telefone (22) 99993-8105.
A coordenadora do núcleo, Elizabeth Uhl, explicou que a professora de artesanato foi cedida pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH). Segundo ela, os produtos confeccionados pelos pacientes com câncer e familiares serão expostos e comercializados, gerando renda para eles próprios. “É uma forma de incentivá-los a participar do projeto. Isso agrega muito valor, faz com que os pacientes se sintam úteis, cada um com a sua criatividade. Agradeço ainda a SMTDH pela parceria. Quem puder, pode doar materiais como tintas e linhas para a produção das peças”, disse Elizabeth.
A secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudinéia Rodrigues, falou sobre a importância da parceria. “É uma alegria poder colaborar com o projeto e, sempre que pudermos ajudar, faremos. Nosso compromisso é apoiar iniciativas comunitárias como essas, estamos à disposição para ajudar no que for necessário”.
Professora do projeto, Marilene Abreu explicou que o artesanato a ajudou muito na época em que descobriu um câncer de mama. “Foi o caminho que descobri para parar de pensar na doença. Isso me trouxe alívio e me tirou de uma tristeza imensa. Fico muito feliz por, hoje, fazer o mesmo por outras pessoas”.
Paciente do Nuprapac, Renata Talon já se inscreveu no projeto. “É uma terapia, eu já participei e gostei muito. A gente aprende, conversa, troca experiência e esquece um pouco dos problemas”.