Um espaço humanizado que inspira cuidado e atenção em quem entra. Assim pode ser definido o Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), que desde 2017 já realizou 10 mil atendimentos. Atualmente, o espaço conta com uma equipe multiprofissional composta por oito especialidades, contribuindo para o cuidado do paciente oncológico como um todo.
De acordo com a diretora do Nuprapac, Elizabeth Uhl as especialidades são: oncologista; urologia, enfermaria oncológica, psicologia assistência social, nutrição, fisioterapia e Programa de Cessação do Tabagismo. A médica ressaltou que é importante entender que o paciente com câncer necessita de uma abordagem interdisciplinar, e não apenas de um especialista oncológico.
— O oncologista vai avaliar, fazer um diagnóstico, entender onde está a doença, ou seja, se o paciente tem uma neoplasia de pulmão, mama, entre outros. No entanto, esse paciente precisará de uma abordagem interdisciplinar de todos os profissionais, baseada cientificamente para atender suas diferentes necessidades — explicou a médica.
Elizabeth disse ainda que é muito importante que o paciente faça o tratamento indicado corretamente para que seja tratado de forma conjunta. Ela também destacou que a ideia não é simplesmente tratar a doença, mas a pessoa em seu todo. O apoio da família também é fundamental, sendo necessário, ainda, o atendimento psicológico. “Quem está cometido por uma doença como o câncer precisa muito ser acolhido e ouvido, daí a importância de passar pelos nossos especialistas para que seja compreendido em sua totalidade”, explicou.