
Dando continuidade ao trabalho que vem sendo realizado desde o início do ano pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Saúde Bucal do município, a localidade de Pingo D’Água receberá, nesta segunda-feira (02/03), a Unidade Odontológica Móvel (UOM) – o Odontomóvel. Na terça-feira (03/03), a unidade estará na localidade de Divisa e na quarta-feira (04/03), em Morro do Bode. Na quinta-feira (05/03), será a vez de Deserto Feliz e na sexta-feira (06/03), Campo Novo.
A unidade móvel tem como objetivos promover acessibilidade e levar atendimento odontológico às comunidades de todo o município, principalmente às mais distantes do Centro da cidade.
Os atendimentos no Odontomóvel acontecem sempre das 8h às 16h. Os serviços oferecidos são atendimentos clínicos, limpeza, extração simples, restauração, fluoretação, raspagem e instrução sobre higiene bucal, além de distribuição de escovas de dente para adultos e crianças. A unidade móvel sempre fica localizada próxima a alguma unidade de saúde ou escola municipal.
No mês de janeiro, cerca de 300 pessoas foram atendidas no Odontomóvel, com mais de 600 procedimentos realizados.
O programa de odontologia é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Ministério da Saúde, através do Programa Brasil Sorridente, que oferece serviços gratuitos em unidades de saúde, centros de especialidades e laboratórios regionais. A principal porta de entrada para o atendimento é o programa Estratégia Saúde da Família (ESF).


