
Nesta terça-feira (17/03), os moradores da localidade de Periquito receberam pela primeira a Unidade Odontológica Móvel (UOM) — o Odontomóvel. Durante o dia, 15 pessoas foram atendidas e cerca de 30 procedimentos foram realizados. Nesta quinta-feira (19/03), a unidade estará na localidade de Santo Amaro e na sexta-feira (20/03), na localidade de Campo Novo. Na próxima semana, o Odontomóvel terá o mesmo cronograma de atendimento feito esta semana. Os atendimentos são realizados pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Saúde Bucal.
A maioria dos atendimentos desta terça-feira foi feito em crianças que nunca tinham ido ao dentista. O principal diagnóstico foi a cárie dental. A coordenadora de saúde bucal do município, Raquel Alves, destacou a importância da continuidade do tratamento, que requer planejamento e sequência de atendimentos em longo prazo até a conclusão.
— Na Unidade Básica Móvel, o atendimento não se limita a uma única visita. Como as ações ocorrem em diferentes localidades do município de São Francisco do Itabapoana, é necessário retornar às comunidades em datas programadas para dar continuidade aos procedimentos iniciados, assegurando a finalização dos tratamentos, a manutenção da saúde bucal e a efetividade do cuidado prestado — explicou Raquel.
A unidade móvel tem o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde bucal, levando atendimento odontológico às comunidades de todo o município, especialmente às mais afastadas da área central. Entre os serviços oferecidos, estão consulta clínica, limpeza, extração simples, restauração, fluoretação, raspagem, orientação sobre higiene bucal e distribuição de escovas de dente para adultos e crianças. O atendimento acontece sempre de 8h às 16h.
O programa de odontologia é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Ministério da Saúde, através do Programa Brasil Sorridente, que oferece serviços gratuitos em unidades de saúde, centros de especialidades e laboratórios regionais. A principal porta de entrada para o atendimento é o programa Estratégia Saúde da Família (ESF).
Próximas localidades a serem atendidas:
23/03 – Pingo D’Água
24/03 – Periquito
25/03 – Morro do Bode
26/03 – Santo Amaro
27/03 – Campo Novo




