Nesta terça-feira (13), a Polícia Civil deflagrou a “Operação Caballus” em Campos dos Goytacazes, com o objetivo de combater um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo contratos públicos. A ação é coordenada pelo Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD), por meio da Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DCC-LD), e cumpre 10 mandados de busca e apreensão contra seis alvos.
As investigações apontam que o grupo criminoso, operando por meio de pelo menos três empresas de fachada, vencia licitações em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro com destaque para Campos dos Goytacazes para fornecimento de medicamentos e materiais hospitalares. Os recursos públicos obtidos nos contratos eram, em tese, desviados para o líder da organização.
A equipe da DCC-LD identificou movimentações financeiras suspeitas entre 2018 e 2023, totalizando cerca de R$ 220 milhões. Parte dos valores teria sido usada para pagar impostos de um haras, de propriedade do principal investigado, que também seria dono de diversas empresas, veículos de luxo, embarcação e imóveis de alto padrão.
Além de rastrear o destino dos recursos desviados, a operação marca o fim da primeira fase da investigação. A Polícia Civil segue em busca de outros envolvidos e de provas adicionais para mensurar os prejuízos causados ao erário e recuperar os ativos desviados.