Um ferro-velho irregular foi interditado e fechado, nesta quarta-feira (09/07), no município de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, por agentes da Operação Desmonte, do Governo do Estado, coordenada pelo Detran RJ. No estabelecimento foram encontrados dois motores de automóveis roubados ou furtados e um outro motor adulterado. No local, onde o óleo motor era dispensado diretamente no solo, também foi detectado potencial risco ao meio ambiente.
O proprietário foi conduzido em flagrante para a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). O material do ferro-velho foi apreendido e encaminhado para reciclagem. As equipes chegaram ao local após informações do serviço de monitoramento da força-tarefa. O ferro-velho não possuía cadastro junto ao Detran RJ e tampouco notas fiscais do material que era comercializado, caracterizando, assim, um estabelecimento irregular.
O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, disse que as ações da Operação Desmonte são fundamentais para a segurança de todos.
“Estamos em fiscalização permanente a esses estabelecimentos para orientar o cadastramento junto ao Detran e proporcionar ao consumidor a aquisição de material lícito e com identificação junto ao departamento”.
A força-tarefa foi criada em agosto de 2023 pelo Governo do Estado para regularizar o comércio de peças e sucatas automotivas. Coordenada pelo Detran RJ a ação conta ainda com a participação das polícias Civil e Militar, Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Fazenda. Desde o início da ação o grupo já realizou 55 operações de fiscalização interditando 119 ferros-velhos.
Fonte: Detran