A Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (16), a segunda fase da “Operação Torniquete”, voltada para combater roubos, furtos e a receptação de cargas e veículos no Estado do Rio. A ação ocorreu de forma simultânea em Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, e resultou, até o momento, na prisão de 13 pessoas.
Segundo as investigações, os alvos são suspeitos de integrar quadrilhas envolvidas não apenas em crimes de roubo de cargas, mas também em tráfico de drogas, homicídios e na revenda ilegal de mercadorias. De acordo com a polícia, as cargas roubadas eram distribuídas para comerciantes e empresários dessas regiões, inclusive dentro de comunidades.
A “Operação Torniquete” foi iniciada em setembro de 2024 e, desde então, já soma mais de 540 prisões em todo o estado. Além disso, veículos e cargas recuperados somam valor estimado de R$ 38 milhões, enquanto bens e recursos bloqueados ultrapassam R$ 70 milhões.
De acordo com a DRFC, a repressão a esses delitos é essencial, pois o roubo e a receptação de cargas e veículos financiam facções criminosas, alimentam disputas territoriais e garantem pagamentos a familiares de membros das quadrilhas, tanto presos quanto em liberdade.
A Polícia Civil informou que novas ações devem ocorrer nos próximos dias para dar continuidade ao desmantelamento das redes criminosas que atuam na região.