Com o objetivo de reforçar a segurança e ampliar a presença policial em áreas conflagradas, o 8º Batalhão de Polícia Militar de Campos iniciou, na última terça-feira (14), a “Operação Guarus”. A ação conta com o apoio do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e ocorrerá por tempo indeterminado.
A ofensiva foi desencadeada após uma sequência de homicídios registrados no início de outubro em Guarus. Apenas na primeira quinzena do mês, cinco assassinatos foram registrados na localidade, dois deles durante o último fim de semana (11 e 12).
No sábado (11), um jovem identificado como Éric dos Santos Barreto, de 20 anos, foi morto a tiros dentro de um carro na Rua Atanagildo de Freitas, no Parque Bandeirantes. Segundo a PM, o motorista do veículo foi preso, suspeito de ser o autor dos disparos. No mesmo dia, um homem foi baleado em um ataque a tiros no Parque Novo Mundo. A vítima, socorrida ao Hospital Ferreira Machado (HFM), contou que os atiradores, encapuzados, desceram de um carro e abriram fogo.
A violência continuou no domingo (12), quando um homem foi assassinado no início da tarde na Rua Soares de Passos, nas Casinhas de Nolita, no Parque Santa Rosa. Policiais foram acionados e confirmaram o homicídio, mas os suspeitos não foram localizados.
Até o momento, não há informações sobre as motivações dos crimes nem se há relação entre os casos. As investigações estão a cargo da 146ª Delegacia de Polícia de Guarus.


