Seis narcotraficantes foram presos na manhã desta segunda-feira (23) na Serra de Macaé, em uma ação conjunta entre policiais civis da 123ª DP e policiais militares do 32º BPM, sob a coordenação do delegado titular, Pedro Emílio Braga. Contra os detidos, pesavam mandados de prisão temporária expedidos pela 2ª Vara Criminal de Macaé, pelos crimes de tortura e associação para o tráfico.
As prisões ocorreram nas localidades de Córrego do Ouro e Trapiche, após investigações que identificaram os criminosos como responsáveis por ações de extrema violência. Nos dias 23 de abril e 2 de agosto de 2024, dois homens foram brutalmente espancados com pedaços de madeira, em atos relacionados ao “regramento paralelo” imposto pelos traficantes. Torturas eram utilizadas como forma de castigo e intimidação para manter o domínio territorial na região serrana.
Entre os presos está um dos líderes da facção criminosa ADA, conhecido como “Romarinho”. Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, foram encontrados com ele 653 invólucros de drogas, armamentos, munições e um Jeep Compass com indícios de clonagem.
A operação reforça o combate ao narcotráfico na Serra de Macaé, onde ações semelhantes foram realizadas ao longo de 2024 para desarticular células criminosas. Além do tráfico de drogas, essas organizações impõem terror à comunidade local, utilizando métodos de crueldade e violência típicos de sua atuação.