Operação RAPHA: PF combate desvios de mais de 100 milhões de reais destinados à saúde de Cachoeiras de Macacu/RJ.
Na manhã desta quarta-feira, 3/7, a Polícia Federal iniciou a Operação RAPHA para desarticular organização criminosa envolvendo empresários e servidores municipais. Os desvios, que somam mais de 100 milhões de reais, são relacionados aos recursos públicos destinados à saúde do município de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A operação envolve cerca de 50 policiais federais cumprindo oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói/RJ, abrangendo Cachoeiras de Macacu e Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro, os mandados estão sendo executados nos bairros da Taquara e Barra da Tijuca, Zona Oeste.
As investigações tiveram início a partir da denúncia de um ex-presidente da Organização Social contratada para serviços de logística médica, cujo contrato, iniciado em 2018, estendeu-se até março de 2022. O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) identificou diversas irregularidades, incluindo fraude no credenciamento da instituição, falta de prestação de contas e pagamentos indevidos.
O grupo criminoso é composto por empresários do setor de saúde e servidores municipais. Caso confirmadas, as acusações incluem peculato-desvio, organização criminosa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.
O nome da operação faz referência à expressão hebraica “Jeová Raphá”, que significa “o Deus que cura”.