Mais uma Operação Ruído Zero foi realizada nesse final de semana em Farol de São Tomé, pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública e a Guarda Civil Municipal (GCM). Desde o início das ações, em 31 de dezembro de 2026, foram lavradas 176 infrações de trânsito, das quais 80% referem-se à perturbação do sossego com o uso de som automotivo.
No sábado (17), dois veículos foram removidos por uso de som em volume excessivo na praia, em desacordo com as normas vigentes. Já no domingo (18), a fiscalização resultou na remoção de 12 motocicletas, apreendidas por irregularidades como placas dobradas, ausência de placa, rabeta adulterada e outras infrações de trânsito. Durante a operação, um carro também foi rebocado por estar estacionado a menos de cinco metros da esquina, situação que compromete a circulação e o acesso de veículos de emergência, como ambulâncias e caminhões, representando risco à segurança viária.
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública informou, ainda, que só no domingo foram inflacionados 32 veículos pelo uso do som em desacordo com a legislação, sendo quatro removidos ao depósito. As ações seguem de forma contínua, com foco na segurança, mobilidade urbana e ordenamento dos espaços públicos.
“Nosso foco principal é a repressão ao som automotivo que tem tirado o sossego de muitas pessoas ali no local. Isso é um clamor popular materializado através de milhares de denúncias encaminhadas aos órgãos do município, ao Ministério Público e também através de registros confeccionados nas delegacias de Polícia Civil”, explicou o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Rodrigo Ibiapina, que acrescentou que a infração é sempre um dos últimos recursos, pois as equipes passam na orla orientando exaustivamente aqueles que estão com o som ligado e registrando as placas dos veículos que foram previamente informados da proibição. Em alguns casos a simples infração não é suficiente, sendo necessária a remoção do veículo para o depósito.
Fonte: Ascom


