O ornitorrinco, uma espécie exclusiva da Austrália, foi reintroduzido no parque nacional mais antigo do país, localizado ao sul de Sydney, na sexta-feira.
Essa reintrodução faz parte de um importante projeto de conservação, após a espécie ter desaparecido da região há mais de meio século.
O ornitorrinco é uma criatura peculiar, com seu longo bico, pés palmados e esporões venenosos. Além disso, é conhecido por ser um dos poucos mamíferos no mundo que põem ovos.
Esses animais são reservados e possuem necessidades de habitat muito específicas, o que torna raro avistá-los em seu ambiente natural.
A reintrodução é um esforço colaborativo entre a Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), a Sociedade de Conservação Taronga da Austrália, o WWF-Austrália e o Serviço de Parques Nacionais e Vida Selvagem de NSW.
Desde a década de 1970, não havia registros de avistamentos de ornitorrincos no parque. No entanto, na sexta-feira, quatro fêmeas foram reintegradas nesse espaço, que foi fundado em 1879 e é o segundo parque nacional mais antigo do mundo.
“É muito emocionante para nós vermos os ornitorrincos retornando ao parque, estabelecendo uma população próspera aqui, e os moradores de Sydney vindo apreciar esse animal incrível”, disse Gilad Bino, pesquisador da UNSW.
A reintrodução dos ornitorrincos no parque nacional é um passo importante para a preservação da espécie e a recuperação de populações locais. Esses esforços visam garantir um ambiente propício para sua sobrevivência e reprodução, além de proporcionar aos moradores e visitantes a oportunidade de apreciar e aprender mais sobre essa criatura fascinante.
Pode espreitar na galeria as imagens do momento em que o ornitorrinco foi introduzido ao Parque Real Nacional de Sydney.
Leia Também: Criança de oito anos encontra faca neolítica no recreio da escola