Diante da repercussão do caso do padre que deu um puxão em uma bebê durante um batizado em São Sebastião do Alto, na Região Serrana do Rio, a Diocese de Nova Friburgo publicou nesta quarta-feira (29), uma decisão afastando temporariamente o padre Ricardo Pinheiro da Silva Schueller da Paróquia de São Sebastião.
O sacerdote vai para um retiro de direção espiritual, com a restrição da celebração pública da missa, celebrando apenas reservadamente, segundo a diocese.
A nota oficial, divulgada em nome do Bispo diocesano D. Luiz Antonio Lopes Ricci, foi publicada quatro dias depois do acontecimento. As medidas já estão em vigor.
No texto, o bispo informa ainda que a decisão foi para atender prudentemente às necessidades da paróquia. Com a alteração, o padre Jandir Pereira Corrêa foi nomeado, em caráter provisório, como administrador da paróquia, mas ainda mantendo a função de reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição.
Registro na delegacia
A família registrou um boletim de ocorrência contra o padre na 155ª Delegacia de Polícia. Em nota, a Polícia Civil disse que já começou a ouvir os envolvidos.
O caso ganhou notoriedade depois que a família divulgou as imagens da cerimônia. Elas mostram o padre Ricardo Pinheiro da Silva Schueller dando um puxão para aproximar a cabeça da bebê até a pia batismal para finalizar o rito do batismo. Jhullie chorava no colo da mãe, que tentava mantê-la na direção da pia.
No vídeo, a criança é puxada no momento em que Juliene se afasta um pouco com a menina nos braços.
“Nós estamos revoltados, nos sentindo impotente, não entendemos como alguém que era pra ser o representante da palavra pode agir assim com um ser tão inocente. Quero justiça! Isso não pode ficar impune”, disse a mãe, Juliane.
A mãe explicou que a bebê chorava porque estava doente e, por isso, ficou incomodada durante o rito. Depois do batismo, mesmo constrangida, a família atendeu ao pedido do padre de tirar uma foto.
Fonte: G1