O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Raliston Souza, foi o responsável por realizar a abertura da cerimônia de lançamento da Patrulha Agro/Cidennf. O evento aconteceu nessa terça-feira (31) na Usina do Outeiro, em Cardoso Moreira.
O programa é uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) e o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), além de contar com o apoio técnico da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) e da Associação Fluminense dos Produtores de Cana (Asflucan).
— A patrulha representa muito para o setor agrícola, sobretudo, para SFI, que é o quinto maior município em extensão territorial do Estado e conta com cerca de dois mil quilômetros de estradas vicinais. Esta iniciativa trará muitos benefícios para o escoamento da produção. Só tenho a agradecer, em nome da prefeita Francimara Barbosa Lemos — afirmou Raliston, que estava acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto.
O vice-prefeito também destacou outros benefícios obtidos através do Cidennf e da “união dos municípios do Norte e Noroeste fluminense”, para setores significativos para a região como agricultura, cultura e turismo.
Segundo a presidente do Cidennf, Fátima Pacheco, o maquinário foi adquirido por meio de emendas parlamentares, que totalizaram cerca de R$ 5 milhões. Ela, que é prefeita de Quissamã, considera que a patrulha vai auxiliar no desenvolvimento regional e, consequentemente, na geração de renda.
O secretário executivo do Cidennf, Vinicius Viana, explicou que as máquinas agrícolas, incluindo retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões, roçadeiras e tratores, atuarão em três frentes de trabalho que englobarão desde a engenharia das estradas, juntamente “com a parte social e ambiental, em conjunto com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea)”. SFI será beneficiado no cronograma do ano que vem.
Além dos prefeitos e prefeitas dos municípios consorciados, estavam presentes o deputado estadual, Jair Bittencourt, e o representante da Emater-Rio, Marconi Rezende. Todos destacaram os avanços no âmbito regional a partir da consolidação do Cidennf.
O superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Rio de Janeiro, Agnaldo Silva, afirmou que o órgão “está de braços abertos” para auxiliar os municípios. Ele lembrou que o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, foi o primeiro a visitar seu gabinete assumir o cargo.
Já a diretora administrativa do Instituto Vital Brasil, Stella Romanos, que também representou o ex-deputado estadual Christino Áureo, pontuou sobre a colaboração com SFI no período em que comandou a Superintendência do Mapa.
Confira mais registros:
{gallery}Patrulha AgroCidennf{/gallery}