A próxima quarta-feira (10) é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em São Francisco de Itabapoana, pela primeira vez será realizada uma ação pelo Setembro Amarelo – mês dedicado a uma campanha nacional de conscientização e prevenção ao suicídio. Nesse dia, a partir das 8h, acontecerá uma panfletagem no portal de entrada cidade, próximo à sede da Prefeitura.
Segundo o coordenador de Saúde Mental do município, o psicólogo Renato Chagas, durante todo o mês serão realizadas diversas ações de mobilização sobre o tema, como rodas de conversa nas escolas, além de uma palestra no dia 26 na Câmara Municipal, com a presença de psicólogos, líderes religiosos, representantes do Poder Executivo, sociedade civil, representantes da comunidade LGBTQIAP+, entre outros.
— O objetivo das ações é ampliar a consciência para prevenção ao suicídio para que a pessoa tenha responsabilidade consigo mesma sobre o autocuidado com o corpo, com a mente, com o espírito, e também ter uma visão altruísta de que ela pode ajudar a outra pessoa que está passando por uma situação delicada, orientando a procurar ajuda profissional e oferecer uma rede de apoio — disse Renato.
O coordenador de Saúde Mental também destacou que a informação de qualidade é o primeiro passo para a conscientização. “Quanto mais o indivíduo sabe acerca do que leva à depressão, à ansiedade e ao suicídio e outros transtornos mentais, mais ele estará consciente sobre como se ajudar, pedir ajuda e até mesmo ajudar outra pessoa que esteja passando por essa situação”.
Neste ano, o Setembro Amarelo enfatiza a busca por ajuda, com uma comunicação franca e aberta entre quem está sofrendo e as pessoas ao seu redor, que podem fazer esse acolhimento.