O Programa Autonomia e Renda Petrobras inicia nesta quinta-feira (5), inscrições para cursos de qualificação profissional gratuitos em Macaé, no Norte Fluminense. Ao todo, são 40 vagas para moradores do município. O Programa é uma iniciativa da Petrobras em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).
Os alunos selecionados receberão bolsa-auxílio de R$ 660 por mês ou R$ 858 no caso de mães que tenham filhos de até 11 anos. O objetivo é promover a capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social em todo o país.
As aulas serão presenciais e o curso de Auxiliar de Serviços Diversos está previsto para começar em 14 de outubro, com duração de quatro meses e aulas no período vespertino nos dias de semana. O requisito para esse curso é estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ter 18 anos ou mais, ter o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) completo e ser morador do município de Macaé.
As inscrições para o projeto de formação profissional estão abertas até 18 de setembro e poderão ser feitas gratuitamente na página do Programa Autonomia e Renda.
O candidato deverá fazer o cadastro no portal e preencher o questionário socioeconômico. Para quem preferir se inscrever pessoalmente, o atendimento presencial vai acontecer as quartas e quintas, das 16h às 20h, na Rodovia Amaral Peixoto, km 164, Imboassica, em Macaé.
O Programa Autonomia e Renda Petrobras vai oferecer 3.130 vagas no total, para os municípios localizados no Estado do Rio de Janeiro, incluindo Duque de Caxias, Macaé, Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo; sendo 990 em Macaé, até 2027. Em breve serão oferecidos cursos de automação, qualidade, eletrotécnica, mecânica, metalurgia, segurança, produção, soldagem, entre outros. Além dos Institutos Federais, a Petrobras firmou parceria com o SENAI, que também vai oferecer vagas de cursos profissionalizantes e cursos técnicos.
*Com informações do G1