A Polícia Federal participou nesta segunda-feira (27) de uma operação conjunta com a Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS), a fim de fomentar o aumento da fiscalização na região do Porto de Açu, em São João da Barra.
Durante a operação, policiais federais do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM/PF/RJ) e demais servidores dos órgãos de fiscalização presentes realizaram patrulhamentos marítimos que acarretaram na fiscalização de diversas embarcações pesqueiras, as quais realizavam pescas de arrasto em região próxima à áreas de risco.
A ação representa uma importante medida para garantir e preservar a segurança aquaviária local. Além das inspeções, também foi realizada uma reunião com a Comunidade de Segurança Portuária e representantes dos terminais do Porto de Açu para alinhamento e planejamento de ações estratégicas.
Anualmente, o Porto do Açu realiza ações educativas e de conscientização junto às colônias de pescadores dos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, nas quais são reforçadas as normas da legislação marítima e as práticas de segurança para navegação. Também são oferecidos pelos terminais portuários cursos de formação, em parceria com a Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra.
A CESPORTOS contou com representantes da Polícia Federal – Superintendência do RJ e Delegacia de Campos dos Goytacazes -, Antaq, Receita Federal, Autoridade Portuária, Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra e Marinha do Brasil.
Fonte: Assessoria da Polícia Federal