Calma, não é só você que está com problemas no PIX. Milhares de clientes de bancos de todo o Brasil registraram falhas nesta segunda-feira (14) ao tentar realizar transferências com o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central.
Segundo dados do site DownDetector, que realiza relatórios de problemas enviados durante as últimas 24 horas, a instabilidade teve início por volta das 10h e foi generalizada — atingindo praticamente toda a rede do PIX do Banco Central.
“Houve a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix durante a manhã desta segunda-feira (14/10). As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido”, escreveu o BC no início da tarde, em nota à imprensa.
Só no Banco Central, as notificações no DownDetector superaram a marca de 2 mil registros. No entanto, os principais bancos do país, como Itaú, Bradesco, Santander, Nubank, Banco do Brasil, Inter e C6 Bank, também passaram a colecionar reclamações.
Procurada pelo Seu Dinheiro, a assessoria do Nubank informou que a instabilidade havia sido normalizada por volta das 11h25.
Já o Itaú afirmou que identificou uma instabilidade no sistema do Pix nesta segunda-feira (14) e que “acompanha de perto o processo de normalização com o Banco Central”. O banco ainda orienta que os clientes “não refaçam as transações em caso de erro na operação”.
O Bradesco, por sua vez, afirmou que o sistema PIX do BC apresentou “breve intermitência essa manhã”, mas o serviço já foi regularizado e funciona normalmente no aplicativo do banco.
Enquanto isso, o C6 Bank disse que foi afetado por indisponibilidade do sistema PIX em dois momentos durante a manhã: as operações ficaram comprometidas das 10h30 às 11h15 e, depois, das 11h25 às 11h50. No entanto, o sistema já voltou a funcionar normalmente no banco.