O 1º Evento Setorial do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de São Francisco de Itabapoana foi realizado nesta segunda-feira (6), na Câmara de Vereadores. O plano foi apresentado por representantes da Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasp), em parceria com o Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental.
O objetivo é oferecer apoio técnico para promover a elaboração do PMSB. Mais duas reuniões serão realizadas esta semana — a segunda, na noite desta segunda-feira, às 17h, na Escola Municipal Décio Machado, na localidade de Barra do Itabapoana. Na terceira na terça-feira (07), a reunião será realizada na Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo, em Praça de João Pessoa, a partir das 8h30. A equipe da universidade está coletando os dados para realizar um diagnóstico para a implantação do plano.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, explicou que o PMSB é um instrumento estratégico e obrigatório que orientará São Francisco de Itabapoana no caminho do desenvolvimento sustentável, garantindo mais saúde, qualidade de vida, proteção ambiental e justiça social para sua população.
— Através dele, o município poderá acessar recursos do Governo Federal, como emendas e editais. Estamos na etapa de finalização do plano, que é um documento norteador para implantarmos o saneamento básico no município. Por isso é importante a participação da população na elaboração desse plano, pois, através dela, conheceremos a realidade e necessidades do município, para assim elaborarmos um plano específico para o nosso município. A implantação deve ocorrer em 2027 — disse Luciana.
Participaram do evento representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Obras, além do Projeto de Educação Ambiental (PEA) Rede Observação, Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos (NEA-BC), Guarda Municipal, Guarda Ambiental e população.