A Polícia Militar de Macaé, no Norte Fluminense, realizou uma operação nesta segunda-feira (15) para remover barricadas instaladas por traficantes nos bairros Nova Holanda e Bela Vista.
No bairro Nova Holanda, mais de três ruas estavam cercadas por barricadas. Os obstáculos, feitos com trilhos de trem chumbados no chão, foram colocados pelos traficantes para dificultar a ação da polícia.
Essa não foi a primeira vez que a PM precisou intervir na comunidade para remover as barreiras. Segundo a polícia, esses bloqueios também prejudicam o funcionamento dos serviços públicos e o direito de ir e vir dos moradores.
Já no bairro Bela Vista, uma retroescavadeira foi utilizada para retirar as barricadas, que funcionavam como quebra-molas, mas estavam fora dos padrões. Alguns desses obstáculos eram tão altos que chegavam a danificar as viaturas policiais. Devido a essas barricadas, os policiais chegaram a passar entre 5 e 6 horas operando as retroescavadeiras.
Um levantamento feito pelo Disque Denúncia mostrou que, em 2022, foram registradas 10.464 denúncias sobre barricadas em todo o estado do Rio de Janeiro. Além disso, segundo dados do Instituto de Segurança Pública, de janeiro a março de 2023, houve 248 apreensões de drogas, um aumento de 22 em relação a 2022.
Durante a operação desta segunda-feira, ninguém foi preso.
A Polícia Militar solicita que a população denuncie caso alguma barricada seja colocada em bairros de Macaé por meio do número (21) 2253-1177. A ação da polícia visa garantir a segurança da comunidade e combater o tráfico de drogas na região.
Fonte: g1