Nesta quinta-feira (06), policiais do Comando de Polícia Ambiental resgataram 22 pássaros da fauna silvestre brasileira que eram mantidos ilegalmente em cativeiro no bairro Niterói, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. A ação ocorreu após uma denúncia recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia.
Com base nas informações, agentes da 3ª Unidade de Policiamento Ambiental foram até um imóvel na Rua Motorista Osmar Marreiro e, com autorização do proprietário, realizaram uma fiscalização. No local, os policiais encontraram os pássaros presos em 17 gaiolas, sem anilhas de identificação. Entre as espécies resgatadas estavam cinco canários-da-terra, quatro sanhaçus, três tizius, dois coleiros, dois corrupiões, dois caboclinhos, além de um galinho-da-serra, um tico-tico, um bigodinho e um boiadeiro.
O responsável pelos animais afirmou não possuir licença ambiental para a criação das aves e foi encaminhado à 143ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado. Os pássaros foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, para posterior reintrodução ao habitat natural.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima pelo telefone (21) 2253-1177, pelo 0300 253 1177 (ambos com WhatsApp anonimizado), pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, pelo site [www.disquedenuncia.org.br](http://www.disquedenuncia.org.br) ou pela FanPage do Linha Verde no Facebook ([www.facebook.com/linhaverdedd](http://www.facebook.com/linhaverdedd)).