Nesta segunda-feira (20) dois pássaros silvestres foram resgatados de um cativeiro e armas e munições foram apreendidas durante uma fiscalização da Polícia Militar Ambiental no distrito de São Mateus, em Santo Antônio do Imbé, em Santa Maria Madalena, na Região Serrana. Um homem foi detido e responderá pelos crimes em liberdade.
A ação foi desencadeada após os agentes receberem denúncias sobre pássaros da fauna silvestre mantidos em cativeiro sem licenciamento e a posse ilegal de armas de fogo. Ao chegarem ao local, os militares foram recebidos pelo suspeito, que, ao ser informado sobre o objetivo da fiscalização, permitiu a entrada dos policiais. Durante a revista, foram encontradas duas gaiolas penduradas, contendo dois Trinca-ferros. Questionado sobre a autorização dos órgãos competentes para manter as aves em cativeiro, o suspeito afirmou ter autorização para apenas uma ave, mas não apresentou a documentação da ave anilhada.
Durante a revista, para verificar a denúncia, foi encontrado na parte externa da casa, em um quarto de ferramentas, 16 cartuchos calibre 28, 4 cartuchos calibre 32, uma telha de espingarda de calibre ignorado e um cano de espingarda de calibre ignorado. Na parte interna da casa, foram encontrados 5 cartuchos calibre 36, 3 cartuchos calibre 32, além de uma cabeça e um fígado de paca congelados dentro da geladeira. Também foi encontrada uma rede de captura de pássaros pequenos e uma rede de captura de pássaros invisível.
Diante dos fatos e com base no artigo 29 da Lei 9.605/98 e no artigo 12 da Lei 10.826/03, a polícia apreendeu todo o material e, juntamente com o suspeito, encaminhou-os à 156ª DP, onde os fatos foram apresentados ao inspetor de plantão. Após consulta ao delegado de plantão, foi confeccionado o Registro de Ocorrência, o material foi apreendido em cartório e foi estipulada fiança para que o acusado responda em liberdade.