Na manhã desta quarta-feira (1º), Policiais Civis da 134ª Delegacia Policial, com apoio da Polícia Militar, cumpriram um mandado de prisão a um autor do crime de homicídio e efetuaram prisão em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
A operação Terra Plana I e III se desencadearam na localidade de Baixa Grande. A operação Terra Plana II se desencadeou nos bairros Linha do Limão, Pq. Real, Pq. Transmissor e Vila Romana. Está é a quarta etapa da operação, denominada ‘Terra Plana IV’ que foi realizada no distrito de Saturnino Braga.
O caso tratou-se de um inquérito policial para apurar a prática de dois homicídios consumados e um homicídio tentado causados por projétil de arma de fogo, ocorridos na noite do dia 03 de janeiro, na Rua do Desbanque, no distrito, sendo vítimas de homicídio identificadas como M. R. R. e E. B. P., e como vítima de homicídio tentado L. R. S.
De acordo com a Polícia Civil, o chefe do tráfico de Mineiros e de Saturnino Braga ordenou e autorizou a morte das vítimas em razão deles estarem roubando e furtando na localidade, atraindo o policiamento para o local, atrapalhando a venda de drogas, pelo afastamento que gera dos usuários.
No local, localizaram o homem, e em buscar realizadas no imóvel, foram encontrados um revólver cal. 38, dez munições de cal. 38, 137 pinos de cocaína, 44 buchas de maconha, dois aparelhos celulares, anotações do tráfico e RR185.
No quintal da residência, escondidos em uma moita, foram apreendidos 134 pinos de cocaína, 25 sacolés de maconha e vários pinos vazios. Foi dada a prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
Com colaboração da direção do Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, na cela em que o chefe do tráfico de Mineiros e de Saturnino Braga estiva cumprindo pena foram apreendidos dois celulares, um chip, 12 maconhas e 24 papelotes de cocaína.
Nos outros demais locais de cumprimento, foram arrecadados diversos materiais utilizados para preparação e mercancia de drogas, além de objetos possivelmente utilizados para amedrontar a população, até mesmo como meio de correção ou ameaça, por exemplo taco de madeira e barra de ferro.
As investigações seguem no sentido de localizar e prender o segundo alvo do mandado de prisão, necessário à completa elucidação do crime.
Operação Terra Plana
São operações policiais periódicas e contínuas para reprimir crimes de alta letalidade, como homicídios decorrentes do tráfico de drogas em toda Baixada Campista, onde cada localidade tem um comando diferente, mas também tem a peculiaridade de homicídios por desagrado do tráfico.