A partir de uma denúncia de crime ambiental repassada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia, policiais militares ambientais flagraram na segunda-feira (04), uma construção dentro de uma área de preservação permanente em Cardoso Moreira, degradando cerca de 400 metros quadrados de área.
De posse das informações, agentes se deslocaram à Rua Doutor Sallo Brand, onde no local denunciado, fizeram contato com uma pessoa que se identificou como encarregado de um empreendimento que está se instalando no terreno. Quando questionado, ele respondeu que a obra em alvenaria estaria sendo executada a pedido de uma moradora de Campos, e apresentou um documento do CREA que não trata de licenciamento ambiental.
Ainda no local da fiscalização, o responsável ligou para a proprietária que, afirmou ter iniciado pedido de licença, mas aguardava o parecer da Secretaria de Obras de Cardoso Moreira.
Ainda de acordo com os policiais, o empreendimento está sendo construído as margens do Rio Muriaé, a menos de 30 metros do curso de água. Diante dos fatos e com base nos artigos 60 da lei 9605/98 e 4º da lei 12.651/12, os agentes procederam à 148ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).