Policiais militares ambientais identificaram, no último domingo (05), uma área de aproximadamente 500 metros quadrados degradada no município de São Francisco do Itabapoana, Norte Fluminense. A ação foi desencadeada após denúncia recebida pelo Linha Verde – programa do Disque Denúncia voltado para questões ambientais.
A equipe da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual do Desengano, subordinada ao Comando de Polícia Ambiental, se deslocou até a Rua Isabel Gomes, no centro do município. No local, os agentes constataram a presença de um galpão em alvenaria e telhado metálico com 300 metros quadrados, uma fundação com pilares de 100 metros quadrados e um muro em alvenaria medindo 70 metros de extensão e três metros de altura. Todas essas construções estavam dentro de uma área de preservação permanente, por estarem próximas a um corpo hídrico.
Durante as diligências no entorno, os policiais não localizaram a moradora mencionada na denúncia. Diante da situação, com base no artigo 60 da Lei 9.605/98 e no artigo 4º da Lei 12.651/12, a ocorrência foi registrada na 147ª DP.
O Linha Verde disponibiliza diversos canais para denúncias de crimes ambientais, funcionando 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177 (ambos com WhatsApp anonimizado), pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, pelo site [www.disquedenuncia.org.br](http://www.disquedenuncia.org.br) ou pela FanPage no Facebook ([www.facebook.com/linhaverdedd](http://www.facebook.com/linhaverdedd)).