Depois de oito anos, o desfile cívico em comemoração ao 7 de Setembro voltou a ser realizado à tarde na localidade de Ponto de Cacimbas, em São Francisco de Itabapoana. Centenas de pessoas vibraram com o desfile — assim como os comerciantes locais, que aproveitaram a data para fazer uma renda extra. A prefeita Yara Cinthia abriu o desfile às 14h, prestigiando a população local.
— Hoje, em Ponto de Cacimbas, resgatamos o desfile na parte da tarde, como a população gosta. Foi emocionante ver tantas pessoas na rua, receber o carinho de cada uma, acompanhar as escolas felizes desfilando, junto com todos os nossos secretários e servidores. Um 7 de Setembro muito especial, cheio de amor pelo nosso município e pelo Brasil — destacou Yara.
Secretários municipais, assessores e chefes de gabinete acompanharam a prefeita no primeiro pelotão. Em seguida, desfilaram alunos e professores de 12 escolas municipais, cinco bandas de fanfarra e servidores das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), de Trabalho, de Desenvolvimento Humano e de Saúde. O tema do desfile foi “Valores que edificam uma sociedade”.
Veículos que prestam serviços à Prefeitura e ambulâncias também desfilaram. Para representar a comunidade, assim como as escolas, servidores e funcionários do Hospital Manoel Carola também participaram da festa do 7 de Setembro. A equipe do Departamento de Cultura da SMECT, responsável pela organização, encerrou o desfile por voltas das 15h30.
Para o autônomo Saulo Carvalho dos Santos, de 29 anos, morador em Ponto de Cacimbas, o desfile é um resgate da tradição local. “O desfile de 7 de Setembro é muito tradicional aqui em Ponto, e este ano é ainda mais especial, porque voltou a ser à tarde, como sempre foi. Para nós, moradores, é um motivo de muito orgulho e satisfação. Eu sempre desfilei e hoje não poderia deixar de vir prestigiar”, disse.
O vice-prefeito Renato Roxinho, o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Barrão, secretários municipais e vereadores também prestigiaram o evento.
Orgulho – Alguns ex-alunos de escolas municipais da localidade desfilaram com uniformes de suas atuais profissões. Estudante de Arquitetura e Urbanismo, Maria Clara Lemos, de 19 anos, moradora em Praça Imaculada, emocionou-se ao desfilar novamente, mas agora adulta e prestes a se formar. “Esse desfile é muito raiz. Tenho muito orgulho de onde eu vim. Eu desfilava todo ano quando era criança e me lembro desses momentos com muito carinho, está passando um filme na minha cabeça. É muito emocionante”, declarou Maria Clara, que está no quinto período da faculdade.