A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) esteve presente no Seminário Vozes da Pesca Artesanal: Histórias de Resistência, Luta e Permanência, sendo representada pela chefe de Gabinete, Francilea Azeredo. O evento aconteceu na semana passada, no Praia Clube Guaxindiba, e reuniu lideranças políticas, pescadores e especialistas para discutir os principais desafios e oportunidades do setor.
O seminário teve realização dos pescadores, juntamente com os cooperados da CoopeaSFI (Cooperativa de Pescadores Artesanais de SFI) e a equipe técnica e de pesquisa do Programa de Educação Ambiental (PEA) Pescarte.
Na abertura, uma mesa-redonda com representantes da prefeitura, vereadores, do Pescarte e lideranças locais destacou a relevância econômica e cultural da pesca artesanal para o município, ressaltando o compromisso do poder público com iniciativas que fortaleçam o setor.
O coordenador técnico do Pescarte, Geraldo Márcio Timóteo, enfatizou os esforços da instituição e a importância do investimento em infraestrutura pesqueira, mencionando ainda os resultados do censo realizado pelo programa, que revelou a riqueza cultural e produtiva da pesca artesanal na região.
“Ressalto também a importância de registrar essas histórias e dados para orientar políticas públicas e fortalecer a cadeia produtiva local”, revelou Luiz Fernando, acrescentando a importância do potencial de SFI na produção agrícola e pesqueira, reforçando a necessidade de integração entre os setores para maximizar os benefícios à economia local. Os representantes da prefeitura e vereadores destacaram as ações em andamento, como o incentivo e o apoio às demandas dos pescadores, como melhorias na infraestrutura e acesso a novos mercados.
Durante o encerramento, houve a apresentação de uma carta de intenções elaborada pelos pescadores, consolidando propostas discutidas ao longo do evento. O documento será entregue às lideranças políticas como um compromisso para o desenvolvimento sustentável da pesca artesanal e objetivando garantir que a atividade continue sendo um pilar econômico e cultural do município.