O prazo para que diretores escolares preencham o Diagnóstico das Escolas foi ampliado até 12 de janeiro. A ferramenta é disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC) a fim de apoiar a gestão escolar e auxiliar na reflexão sobre a situação atual da escola, contribuindo para o processo de planejamento. Para participar, diretores devem acessar AQUI o PDDE Interativo, do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), e enviar as informações. A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) enviou ofício a todas as unidades escolares orientando quanto aos procedimentos necessários para participação do levantamento.
Segundo a subsecretária de Gestão Orçamentária e Financeira, Carla Patrão, o objetivo é auxiliar as escolas na identificação dos principais problemas e desafios a serem superados, além de coletar dados fundamentais para a atuação das secretarias municipais e estaduais e do Ministério da Educação (MEC).
“Essa ferramenta auxilia a gestão a mapear as fragilidades e potencialidades de cada unidade escolar, além de fornecer dados significativos para a construção do quinto ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR 5)”, orientou.
O diagnóstico está organizado em 11 blocos e 26 temas que proporcionam a identificação de lacunas, fundamental para subsidiar o gestor na tomada de decisões. É realizado a partir de recortes conceituais da realidade da escola que direcionam o olhar para aspectos relevantes do funcionamento da instituição.
De acordo com a coordenadora de Prestação de Contas da Secretaria de Educação, Martha Castori, é necessário que os gestores estejam atentos aos prazos e que se reúnam com os membros das escolas e creches municipais, buscando a coparticipação de todos nesse processo democrático e participativo da gestão escolar.
“Em casos de dúvidas e/ou dificuldades de acesso, as unidades devem entrar em contato com a Coordenação da Prestação de Contas/PDDE, pelo telefone (22) 98131-0288. Informamos ainda que, ao finalizar o preenchimento do questionário, eles devem enviar o comprovante de preenchimento, por meio do e-mail [email protected]”, orientou Martha.
Em dezembro de 2024, a Undime realizou uma videoconferência apresentando um passo a passo detalhado de como preencher o diagnóstico, a fim de evitar erros e garantir o melhor resultado para o financiamento das escolas. O encontro foi voltado a diretores, coordenadores pedagógicos e demais responsáveis pelo envio das informações e está disponível AQUI, na galeria de vídeos da plataforma Conviva Educação.