O grande volume de chuva recebido pelo Rio Guaxindiba e canais adjacentes em poucas horas causou diversas consequências na Ilha dos Mineiros, em São Francisco de Itabapoana (SFI). Neste sábado (11), a prefeita Yara Cinthia comandou equipes para trabalho emergencial na ruas do bairro.
Assistentes sociais cadastram moradores afetados, enquanto caminhões e tratores auxiliam na retirada de pertences nos imóveis atingidos. A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano acompanhou o encaminhamento de uma família desabrigada para uma igreja, que ofereceu o espaço como ponto de abrigo. Já a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia prepara unidades escolares nas proximidades, em caso da necessidade de utilização do espaço para abrigo.
— Os órgãos estão mobilizados e atuam juntos à população para resguardar vidas, que é a nossa prioridade. A partir desta força-tarefa, estamos identificando e avaliando dificuldades. Diversas medidas emergenciais já foram tomadas, como a abertura de espaços em uma via da Ilha dos Mineiros. Vamos, desta forma, escoar rapidamente o grande volume de água para o rio Guaxindiba — explicou a prefeita.
Yara determinou a mobilização contínua da força-tarefa, que também conta com as secretarias de Saúde, de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, e de Planejamento e Desenvolvimento.
Até às 9h deste sábado, a Defesa Civil contabilizou 13 famílias atingidas na Ilha dos Mineiros e Pedregal, em Guaxindiba. De acordo com o órgão, mais de 50 pessoas foram afetadas.
— O volume de chuva no Norte Fluminense, sobretudo, na área de Morro do Coco, em Campos dos Goytacazes, provocou o rápido e substancial aumento do nível do rio Guaxindiba e em canais adjacentes — explicou o secretário municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Luiz da Fazenda.