A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Yara Cinthia, se reuniu na tarde desta quinta-feira (20), com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para discutir a expansão de parcerias que visam impulsionar o desenvolvimento econômico do município.
Durante o encontro com o coordenador regional do Sebrae no Norte Fluminense, Guilherme Reche, e a analista de negócios e atendimentos, Jéssica Rangel, a prefeita destacou a importância de ações como a Educação Empreendedora e Inclusão Produtiva, que visam qualificar e apoiar potenciais empreendedores cadastrados no Cadastro Único, promovendo maior autonomia e perspectivas de crescimento.
— Parcerias como essa são fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade. O Sebrae tem sido um grande aliado na formação de empreendedores e na preparação de nossa população para o mercado de trabalho — afirmou Yara. Ela enfatizou a importância de ações voltadas para o setor turístico, com o objetivo de melhorar a hospitalidade para os visitantes e promover os produtos locais, como artesanato, queijos e biscoitos.
Como parte do fortalecimento da colaboração, foi definida para o dia 15 de março, na Câmara de Vereadores, a primeira ação deste ano: uma capacitação destinada a todos os servidores municipais diretamente envolvidos no atendimento ao público. A capacitação ocorrerá das 9h às 13h e será mais uma oportunidade para aprimorar o serviço público na cidade.
O coordenador do Sebrae, destacou o potencial de transformação de setores como turismo e agricultura local.
— Com a ajuda do Sebrae, poderemos mudar a realidade desses setores essenciais para o município. Estamos comprometidos em auxiliar na qualificação e no desenvolvimento das empresas locais, além de prepará-las para oportunidades futuras, como as que surgirão com o Porto Central — afirmou Guilherme Reche.
Novos encontros com secretários municipais estão previstos para as próximas semanas, com o intuito de definir as próximas etapas do cronograma de ações em parceria com o Sebrae, visando gerar mais oportunidades e fortalecer a economia local.