As cerimônias de diplomação dos eleitos no pleito de 2024 marcaram o início de um novo ciclo político em São João da Barra e São Francisco de Itabapoana nesta semana.
Na tarde desta quarta-feira (18), a prefeita reeleita de São João da Barra, Carla Caputi (União), e seu vice foram diplomados. Este foi o primeiro diploma de Carla como prefeita, já que, em 2020, ela ocupou o cargo de vice na chapa encabeçada por Carla Machado, hoje deputada estadual.
A cerimônia também oficializou os 13 vereadores eleitos, que assumirão uma legislatura ampliada – a primeira com 13 cadeiras no município, em substituição às atuais nove. O vereador mais votado foi Júnior Monteiro (União), seguido por Alan de Grussaí (União), Kaká (SD), Julinho Peixoto (União), Sônia Pereira (PT), Elísio Motos (SD), Analiel Vianna (PL), Léo de Lolô (SD), Rommenik (União), Joice Pedra (PV), Rodrigo Machado (União), Eziel Pedro (SD) e Caio César (PV).
Já na terça-feira (17), foi realizada a diplomação dos eleitos de São Francisco de Itabapoana. O evento ocorreu às 16h no Fórum do município e oficializou os mandatos da prefeita eleita, Yara Cinthia, do vice-prefeito Renato Roxinho e dos 13 vereadores eleitos.
Os parlamentares que integrarão a nova legislatura em São Francisco de Itabapoana são: Ralph Nascimento Mata (União), Ezaque Salvador da Penha (Republicanos), João Eleno Barreto de Jesus (Solidariedade), Ricardo Alexandre da Silva Santos (Solidariedade), Erbson Gomes Pires (PDT), Edmar Azeredo Ribeiro (PL), Edimar Macedo Cordeiro (Solidariedade), Daniel Oliveira Abílio (Republicanos), Milson de Freitas Mota (PDT), Nelcimar Macedo dos Santos Júnior (União), Leandro Luiz Couto Lemos (PDT), Jarédio Barreto de Azevedo (DC) e Patrícia Miranda Cherene (União).
As solenidades encerram o período eleitoral e dão início à preparação para o próximo mandato, que terá duração de quatro anos.