Em reunião realizada nesta quinta-feira (16), entre agentes do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e da Guarda Civil Municipal (GCM), ficou acordado que, a partir da próxima segunda-feira (20), das 22h às 6h, será adotado sistema de semáforos atuados nas áreas videomonitoradas. O controle atuado pelo tráfego veicular é aquele em que o tempo de verde de uma aproximação é influenciado pela detecção imediata de veículos, onde cada aproximação está sujeita aos tempos mínimo e máximo de verde.
O presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, ao lado do comandante da GCM, Wellington Levino, explicou como irá funcionar. “A partir de segunda-feira, no horário das 22h às 6h, os semáforos nas áreas sinalizadas para videomonitoramento funcionarão de maneira atuada. Isso significa que, quando a câmera detecta um carro se aproximando, logo é acionado o sinal verde. Com isso, a partir das 22h até às 6h, não haverá multas nas áreas videomonitoradas. Quanto às demais infrações de trânsito, como o não uso de cinto de segurança, falar ao celular no volante, conversões irregulares e estacionamentos proibidos serão combatidos durante 24 horas”, explicou, informando que o município já conta com 44 pontos sinalizados com câmeras aptas para autuação dos usuários que cometerem infrações no trânsito”, explicou.
Nos 44 pontos sinalizados há placas informativas sobre fiscalização por videomonitoramento no trânsito. “Esta fiscalização ocorre em conformidade com a Resolução do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) de número 909, de 28 de março de 2022, que regulamenta a aplicação desta tecnologia para garantir maior segurança e eficácia na gestão do trânsito. Lembrando que as autuações ocorrem somente em vias sinalizadas e homologadas para dispor tal recurso de fiscalização”, disse o vice-presidente do IMTT, Davi Alcântara.
A reunião sobre áreas com trânsito videomonitorado também contou com a participação de representantes da Secretaria de Ordem Pública.